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Comece a prestar atenção no que o seu banco faz com você.
Veja alguns exemplos do que pode e não pode em suas relações com um banco:
1 - O banco não pode:
. Cobrar tarifas além das permitidas pelo Banco Central. Veja a relação delas em sua agência. Veja também os serviços que têm de prestar sem cobrar nada.
. Emitir extratos difíceis ou impossíveis de compreender. Todas as tarifas de serviços têm de ser claramente declaradas. Os nomes das tarifas passam a ser iguais para todos os bancos, assim você pode comparar e escolher melhor.
. Obrigar o cliente a utilizar o caixa eletrônico.
. Cobrar por serviços ou produtos que você não contratou.
. Praticar a venda casada, ou seja, condicionar qualquer prestação de serviço à contratação de outro ou à aquisição de um produto.
2 - O que você tem direito de exigir:
. Cópia de contrato que assinou com o banco para qualquer operação contratada: conta corrente, poupança, financiamento e outras.
. Cartão magnético gratuito e talão de cheques com pelo menos dez folhas, todo mês.
. Ressarcimento dos prejuízos e até indenização nos casos de movimentação fraudulenta de sua conta, com cartão clonado, furtado, roubado ou perdido.
. Atendimento eficiente e rápido.
. Operações com segurança nos caixas eletrônicos, dentro e fora da agência.
E mais: procure saber como o banco onde você tem conta ou vai abrir uma trata seus funcionários e quais as reclamações que existem contra ele no Banco Central e no Procon.
Conheça também sua política em relação ao financiamento atividades predatórias do meio ambiente.
Isso, mais do que exercer seus direitos de consumidor, é ser cidadão.
Conheça também sua política em relação ao financiamento atividades predatórias do meio ambiente.
Isso, mais do que exercer seus direitos de consumidor, é ser cidadão.
Idec orienta sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores. Sabendo que a possibilidade do consumidor conseguir comparar os serviços oferecidos pelo seu banco e as outras instituições é extremamente complicada, o Idec criou um site que traz informações essenciais ao correntista, como os preços praticados pelas instituições, modelos de carta e espaço para que ele encaminhe sua reclamação à ouvidoria de seu banco e ao Banco Central.